Poucas dúvidas restarão que o UMM é o mais famoso veículo motorizado exclusivamente português de sempre. E não foi só por ter sido o único a alcançar níveis de comercialização e implantação no mercado em grande escala. Foi também pela considerável qualidade do seu fabrico, em termos de qualidade e resistência adequadas a um veículo 4×4.

Terá sido ainda pelo conjunto de características do veículo que, sendo adequadas às condições macroeconómicas do Portugal dos anos 70 e 80, era também o reflexo da melhor imagem que o país podia ter de si próprio. O UMM era relativamente barato, as reparações eram fáceis e económicas, e ainda assim conseguia boas performances. Não sendo sofisticado, era eficiente, resultando numa boa relação qualidade-preço. Era fácil o utilizador português identificar-se com um automóvel com estas características.

O veículo 4×4 português

Fundada em 1977, a União Metalomecânica pretendeu criar um veículo todo o terreno de suporte ao setor agrícola. O conceito teve tanto sucesso que resultou na exportação para mais de 40 países, embora a França e Angola fossem os mercados mais relevantes, para além do nacional. O próprio Exército Português foi cliente da empresa. O jipe UMM chegou a participar em três edições do Rali Paris-Dakar, cuja primeira edição aconteceu quase em simultâneo com o início da sua fabricação (em 1978).

É possível encontrar um UMM à venda?

Claro que sim! Não é fácil, porque os seus proprietários, geralmente, têm este veículo em grande estima e poucos estão dispostos a vendê-lo. Mas o facto é que os UMM estão a ficar “cansados”, a sua manutenção cada vez mais difícil (principalmente porque a própria empresa deixou de produzi-los no final da década de 90), sendo agora mais complicado encontrar peças de substituição, e por isso alguns donos de jipes portugueses estão mais disponíveis para lhes dar um novo proprietário. Nos sites de automóveis usados é fácil pesquisar e encontrar modelos UMM à venda.