Os fãs do off-road e todo o terreno têm, em geral, grande estima pelo Mercedes G500, o possante veículo concebido pela conceituada marca alemã de automóveis de passageiros e comerciais (e grande dominadora da Fórmula 1 na presente década). Não há motivo para que a Mercedes seja mais associada ao asfalto que à terra. E quem ainda tem dúvidas precisa de conhecer o Mercedes S500 que está a ser vendido na Rússia.

Um verdadeiro “tanque”

As estradas russas tornaram-se internacionalmente conhecidas graças à popularização dos vídeos “dash cam” ou “onboard” que povoam a internet. Como um número crescente de condutores russos filma os seus percursos, para apresentar provas em tribunal em caso de acidente, a internet enche-se de vídeos de acidentes, dos mais caricatos aos mais perigosos.

Sabe-se que as estradas russas não são as mais bem conservadas do mundo. Além disso, a Rússia é o maior país em termos geográficos; na sua esmagadora imensidão, existem largas áreas sem asfalto e com trilhas de má qualidade.

Ora, uma notícia de outubro de 2019 dava conta de um Mercedes S500, à venda na internet, e que fora personalizado de forma a adaptar-se às características do mercado. Embora o chassis seja o de origem, grande parte dos restantes componentes terão sido alterados de modo a construir um autêntico “tanque”, pronto para as estradas mais difíceis. Ao mesmo tempo, trata-se também de um veículo bastante seguro para obviar a qualquer imprevisto que possa surgir nas estradas russas.

De acordo com um artigo do site Aquela Máquina, o carro foi terminado em 2012 e percorreu apenas 10 000 km – o que se compreende, tendo em conta que um verdadeiro veículo de todo o terreno serve para atravessar os caminhos de terra, lama, neve e gelo mais difíceis, mas não propriamente para atravessar a Rússia de um extremo ao outro. O proprietário pedia uma quantia próxima dos 70 000 euros.